top of page
  • mahomedbambamostra

Saiba mais sobre a edição e a criação do Teaser MIMB Olhares PeriféricoS



A MIMB - Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba é um festival construído por mulheres pretas soteropolitanas e tem o intuito de disseminar e difundir as narrativas cinematográficas de realizadores negros, dando visibilidade a produções e a profissionais da área, instrumentalizando a juventude negra através dos ciclos formativos, painéis, concursos e janelas de exibição, promovendo assim a construção de um imaginário racial em que o corpo negro esteja como protagonista das suas próprias historias. Nesta perspectiva, o conceito do filme “MIMB Olhares Periféricos” abraça cosmologias de matrizes africanas e dos povos originários, utilizadas como vetores na reeducação simbólica e cognitiva, através de referenciais científicos, filosóficos e culturais desses povos.


A proposta apresenta o mapa de África enquanto origem e matripotência de expressividades e tecnologias impressas na diáspora, e por conseguinte, latentes no território brasileiro. Do mesmo modo, são presentes referências aos povos originários, que igualmente baseiam e constroem as ferramentas que visamos resgatar. Com isso, tomamos partido de territórios afroindígenas - periferias, terreiros, quilombos, aldeias e demais espaços de resistência e reinvenção - e elementos de narrativa, tecnologia e expressividade para compor esta obra, comunicando junto a uma estética afrofuturista, pois como no ensinamento Sankofa - “volte e pegue”, buscamos resgatar passados para construir o protagonismo das nossas próprias histórias pretendido agora e no futuro.


O teaser apresenta as cores azul, rosa, lilás e verde atendendo a perspectiva afrofuturista, com grafismos indígenas, símbolos de matrizes religiosas afro diaspórica, trilha sonora inspirada no pagode baiano e batuques de terreiro, incluindo trechos de filmes presentes nas duas edições do nosso Impulso Cultural Waba Aba, produzidos por jovens negros periféricos e que podem ser conferidos no Instagram da mostra @oficialmimb. A equipe técnica do filme é composta majoritariamente por pessoas negras e mulheres. Suzane Lopes é ilustradora e designer, Murilo Gregório é Motion Designer,  Loiá Fernandes Coordenadora de Produção Artística e Daiane Rosário é Coordenadora Geral e Executiva.

bottom of page