top of page

ediçÃO 5 - MIMB 2024

CINEMAS EM MOVIMENTO - MEMÓRIA NAS TELAS

Chamada
[Monitoria MIMB 2024]

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) está de volta com a exibição de mais de 60 obras de cineastas negras/negros de diversos países, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema. A Mostra, que já exibiu mais de 200 filmes, para cerca de 30.000 pessoas em formato online e presencial nos últimos 7 anos, acontecerá de forma híbrida em sua 5ª Edição, com ações virtuais para todo país e presenciais nos bairros populares e periféricos de Salvador, contando também com uma ação na cidade de São Paulo.

Com o tema  MIMB - CINEMAS EM MOVIMENTO - MEMÓRIA NAS TELAS, na 5ª Edição, o Festival traz a reflexão sobre a trajetória construída durante os 7 anos atuando a partir de  iniciativas inovadoras, alinhadas com o propósito de utilizar o cinema como ferramenta de transformação, e impacto social e educativo, através de recortes que trabalham a diversidade  e subjetividade do seu público. Pensando o tempo como um Senhor importantíssimo para construção de novos saberes e que auxilia efetivamente nas mudanças estruturais que almejamos, consideramos a memória como um estado cíclico que se constrói e se repassa, sendo a circularidade um elemento que fortalece e soma em forma de potência. 

Em suas atividades, a MIMB se construiu como um movimento de propagação da riqueza cinematográfica negra, cinematografia esta com enormes trajetórias coletivas projetadas nas telas. Neste ano, reverenciamos as memórias, movimentos e circularidades entrelaçando histórias de evocação e conexão entre elementos: pessoas, sentimentos, eventos, momentos, temas envolvidos e territórios. Num movimento harmônico de forjar narrativas, o cinema, para a MIMB, é o centro de experiências e de mobilização, afirmando que, tal como no passado, os saberes ancestrais que nos impulsionam a dançar pela existência não são meramente instrumentos tangíveis, mas sujeitos ativos, suscetíveis a deslocamentos, renascimentos e renovações.

[filmes selecionados]

A exibição dos filmes acontecerá através do site oficial, em formato online, e em formato presencial ocupando espaços culturais da cidade de Salvador. O festival reúne filmes com potencial de impacto para sessões coletivas e gratuitas, e tem como missão  democratizar o acesso à cultura e à informação. 

A MIMB é um Festival Internacional de Cinema que amplia espaços de acesso às obras cinematográficas produzidas por realizadora(e)s negra(o)s da diáspora Africana. O projeto surge com o objetivo de apresentar novas possibilidades para o mercado audiovisual, criando uma política de representação efetiva e com narrativas descolonizadas para a comunidade negra. Em sete anos de festival, a MIMB circulou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. A MIMB é uma iniciativa coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde a direção, fotografia, produção e curadoria. 

 

O QUE? MIMB - Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (5a edição) 

QUANDO? Abril de 2024

INSCRIÇÕES: 25/01 a 18/02

ONDE? 

QUEM? Daiane Rosário (idealizadora, diretora geral e executiva); Kinda Rodrigues (coordenadora institucional e de produção); Tais Amordivino (coordenadora de curadoria nacional e internacional); Julia Morais (coordenadora de curadoria nacional e internacional). 

bottom of page